Grupo de quase 200 brasileiros faz buscas por conta própria por fotógrafo desaparecido na França

Quase 200 brasileiros fazem buscas, por conta própria, pelo fotógrafo brasileiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desaparecido em Paris há 12 dias. Amigos de Flávio contaram à CBN da existência desse grupo de brasileiros que se organizou para afixar cartazes pelas ruas da capital francesa.

Uma dessas participantes é a Brenda Rois, que mora em Paris há oito anos. Ela não conhece Flávio, mas se comoveu com o caso e resolveu ajudar.

“Eu não tenho relação direta com o Flávio, mas eu sou de Belo Horizonte, então eu vi o caso ser bem divulgado nas redes sociais, conheço pessoas que conhecem o Flávio e eu fiquei comovida. Como é uma pessoa de BH que está perdida por aqui eu decidi ajudar. Eu me uni com as meninas de um coletivo que se chama “Brasileiras em Paris” e resolvemos criar um grupo de buscas para encontrar o Flávio e divulgar nas redes sociais e cartazes pelas ruas.”

O cartaz que está sendo afixado pelas ruas de Paris e entregue para as pessoas tem duas fotos de Flávio de Castro, as características físicas dele, além de um breve histórico do desaparecimento do brasileiro. Na imagem, tem um grande QRCode que encaminha para um site com todas as informações do desaparecimento e vários links para compartilhamento de informações sobre o fotógrafo, como o site de denúncias da Interpol.

Neste sábado uma das estratégias é colocar cartazes na região da Catedral de Notre-Dame, reaberta depois de cinco anos fechada para restauração devido a um incêndio. Os brasileiros aproveitam a grande movimentação do local, por causa de um espetáculo musical com a presença de figuras políticas e chefes de estado.

Nesta semana, a foto de Flávio Castro de Sousa foi incluída na Difusão Amarela da Interpol, após pedido da Polícia Federal, que acompanha o caso. A medida alerta as autoridades dos 196 países membros da organização sobre pessoas desaparecidas. O Governo de Minas se ofereceu para ajudar nas investigações, solicitando à Embaixada da França informações sobre o andamento do caso e compartilhando dados do passaporte de Flávio.

Flávio chegou a Paris em 1° de novembro para fotografar um casamento e deveria retornar ao Brasil em 26 de novembro, mas não embarcou.

Você também pode gostar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *